Docetismo (do grego δοκέω [dokeō], "para parecer") é o nome dado a uma doutrina cristã do século II, considerada herética pela Igreja primitiva. [1]


Conta o Evangelho de Pedro que no momento que o corpo do filho estava na cruz Ele ali do lado da cruz se olhava com seu espirito e repetia para si algo assim: vocês estão a ferir a minha dita matéria...ou sou espirito vocês que me crucificam não são capazes de ferir a "encarnação" de Deus. Obviamente é uma re-leitura, da re-leitura da re-leitura...
"O Evangelho de Pedro descreve o processo contra Jesus, sua execução e sua ressurreição. Sua cristologia é a do docetismo: aquele que sofre e morre é apenas uma aparição do verdadeiro Jesus, que é divino e por isso não pode sofrer e morrer. Conforme esse evangelho, o corpo de Jesus se volatiliza na cruz antes de subir ao céu."
" Um dos grupos mais influentes do cristianismo primitivo foi o dos gnósticos, que adotavam uma vida ascética, negavam a matéria e acreditavam que o conhecimento era o caminho para a salvação."
Fonte: http://super.abril.com.br/religiao/historia-secreta-cristianismo-447676.shtml
Fonte: http://super.abril.com.br/religiao/historia-secreta-cristianismo-447676.shtml
[1] Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Docetismo (acesso 03.04.2012) - Bibliografia: PINHO, Arnaldo de. Docetismo in Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura, Edição Século XXI, Volume IX, Editorial Verbo, Braga, Abril de 1999.
Outras fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário