terça-feira, 3 de abril de 2012

Docetismo

Docetismo (do grego δοκέω [dokeō], "para parecer") é o nome dado a uma doutrina cristã do século II, considerada herética pela Igreja primitiva. [1]



Conta o Evangelho de Pedro que no momento que o corpo do filho estava na cruz Ele ali do lado da cruz se olhava com seu espirito e repetia para si algo assim: vocês estão a ferir a minha dita matéria...ou sou espirito vocês que me crucificam não são capazes de  ferir a "encarnação" de Deus. Obviamente é uma re-leitura, da re-leitura da re-leitura... 



"O Evangelho de Pedro  descreve o processo contra Jesus, sua execução e sua ressurreição. Sua cristologia é a do docetismo: aquele que sofre e morre é apenas uma aparição do verdadeiro Jesus, que é divino e por isso não pode sofrer e morrer. Conforme esse evangelho, o corpo de Jesus se volatiliza na cruz antes de subir ao céu."


" Um dos grupos mais influentes do cristianismo primitivo foi o dos gnósticos, que adotavam uma vida ascética, negavam a matéria e acreditavam que o conhecimento era o caminho para a salvação." 
Fonte: http://super.abril.com.br/religiao/historia-secreta-cristianismo-447676.shtml



[1] Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Docetismo (acesso 03.04.2012) - Bibliografia: PINHO, Arnaldo de. Docetismo in Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura, Edição Século XXI, Volume IX, Editorial Verbo, Braga, Abril de 1999.


Outras fontes:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Por Ísis!

Reza a lenda que na Roma antiga existia um grupo de pessoas de pensamento "Agnóstico" ou "Gnóstico"  de ser. Entre uma das diferenças do modo de pensar deste grupo ao dos "governantes romanos da época" era que "deus" habita em cada um de nós... ao contrário do que pregava a tradicional fé do deus do céus... porém, há o fruto deste diferente olhar que é o filho.  Todavia, antes e junto ao agnosticismo, havia o antes, tal ao Sufismo, e tantas outras linhas de pensar... Mas o Poder que imperava na mão de Herodes teve a cabeça do tal  João em seus dedos. Por Sophia! ao modo Agnóstico... Até que nasceu o dito prometido, mas antes de partir conta a palavra escrita que João o elegeu o filho como o messias...mas talvez ele tivesse que ser protegido durante sua infância e fosse mantido em recluso, é uma opção, hipótese,  e aos 12 ele reaparece na história a proferir palavras de Sophia, desaparece, reaparece nas Águas do... e volta aos céus do...e quem seria seu anjo da guarda, os Cavaleiros Templários...? Sua cruz seria de madeira...cruz vermelha tal ao sangue de Madelena, qual foi apagada da História, sem antes ser difamada. "Baphomet" que decodificado poderia ser Sophia...?! Uma história leva a outra. Por Ísis!